O Brasil foi o país que mais escravos africanos importou, durante os mais de 300 anos de duração do tráfico transaltlântico, entre os séculos XVI e meados do XIX. Segundo estimativas mais recentes foi em torno de quatro milhões de homens, mulheres e crianças equivalente a mais de um terço de todo aquele comércio. E a partir desse fato histórico que se pode entender a contribuição africana para a formação histórico e cultural do país. A escola D.Francisco desenvolve trabalhos na questão de sensibilização e no combate ao racismo e na valorização da cultura afro-descendente.
Este trabalho tem como objetivo repensar o papel da escola como fonte de afirmção e valorização de identidades cultural, desenvolvendo espaço pedagógicos que integram a indentidade do povo brasileiro por meio de um curriculo que leve o aluno, a conhecer e sentir como meio de integrante dessa origem.
Diante dessa proposta de trabalho eu professora Cira Alves Martins Formada em História vem promovendo palestra e estudo para os alunos do ciclo do 6º ao 9º do ensino fundamental e do ensino médio com a finalidade de fortalecer esse entendimento tão necessário para a nossa formação humana.
" A grande tarefa no campo da educação" há de ser a busca de "caminhos e métodos para rever o que ensina e como se ensinam, nas escolas públicas e privadas, as questões que dizem respeito ao mundo da comunidade negra. A educação é um campo com sequelas profundas de racismo, para não dizer o veículo de comunicação da ideologia branca" (Rocha,1998,p56).
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