sábado, 14 de novembro de 2009

Alimentação Escolar Mais Saudável


"De acordo com as bases legais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p. 31-32) a escola deve ser lugar de possibilidade de construção de relações de autonomia, de criação e recriação de seu próprio trabalho, de reconhecimento de sí, que possibilita redefinir sua relação com a instituição, com os alunos, suas famílias e comunidades."
Programa Agrinho Meio Ambiente pg 06. Nessa perpectiva o currículo escolar imcorporam-se como diretrizes gerais capacitar o aluno para realização de atividades produtiva para que ele possa "aprender para a vida" a tirar o seu sustento da própria terra. A escola além de trabalhar conteúdos específicos, desenvolve projetos como horta para incentivar os alunos e comunidades escolar no cultivo e no consumo da hortaliça.
O estudo enfatiza a importância da alimentção saudável na merenda escolar, bem como o cultivo orgânica baseado na recuperação e conservação do solo. Os produtos plantados e cultivados sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos, são sem dúvida um fator importante à saúde, considerados mais seguros ao homem e ao meio ambiente.
Os alimentos contém nutrientes.Os processos que permitem a nosso organismo usar os nutrientes para seu crescimento e desenvolvimento e eliminar os restos não aproveitáveis constituem a nutrição.
Pensando nisto, buscamos a horta para a implementação e enriquecimento da merenda com produtos cultivados dentro da nossa escola, além de criar novas maneiras de aproveitar bem os alimentos obtidos e assim incentivando à mudança de hábito alimentar.
Portanto, observou-se que os alunos aceitaram bem as verduras enclementadas na merenda escolar, essa avaliação foi feita a partir do momento que foi oferecida aos alunos.


Elaborado por: Eliane Vieira de Oliveira, Annyer Dayanna Rojas da Conceição, Maria Gevânia Vitor Lima

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